LEITURA DOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS DO PROJETO




Leitura do mês de OUTUBRO

Dia 1: Ap 4
Dia 2: Ap 5
Dia 3: Ap 6
Dia 4: Ap 7
Dia 5: Ap 8
Dia 6: Ap 9
Dia 7: Ap 10
Dia 8: Ap 11
Dia 9: Ap 12
Dia 10: Ap 13
Dia 11: Ap 14
Dia 12: Ap 15
Dia 13: Ap 16
Dia 14: Ap 17
Dia 15: Ap 18
Dia 16: Ap 19
Dia 17: Ap 20
Dia 18: Ap 21
Dia 19: Ap 22





sábado, 14 de março de 2009

Faça parte deste projeto: Debruçar-se sobre a Palavra de Deus.
Leia a Bíblia, medite-a e partilhe este tesouro. Aqueles versículos que mais lhe chamaram a atenção durante a leitura proposta para a semana devem ser transcritos aqui (link comentários), colocando a citação correspondente e seu nome completo.
Obrigada.
Profª. Sonia.

77 comentários:

  1. "O Senhor Deus chamou o homem e perguntou: Onde estás?" (Gn 3,9) - Pe. Luiz Carlos Franzener

    ResponderExcluir
  2. "No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: 'faça-se a luz.' e a luz foi feita." (Gn 1,1-3) Maria Andreacci - Catequista de Toledo.

    ResponderExcluir
  3. Nessa leitura que estamos fazendo, dois textos se destacaram para mim:
    "Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele fostes tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás".
    (Gn 3,19)
    " Quem derrama o sangue do homem, pelo homem terá seu sangeu derramado. Pois à imagem de Deus o homem foi feito."
    (Gn 9,6)
    Alvanir

    ResponderExcluir
  4. Dalva disse:
    desde o inicio e até hoje ouve-se essa frase de segurança:
    " Nada temas, eu sou o teu protetor."
    (Gn 15,1)
    Dalva.
    17 de Março de 2009 22:55

    ResponderExcluir
  5. "Deus disse: 'que haja luzeiros no firmamento do céu para separar o dia e a noite; que eles sirvam de sinais, tanto para as festas. Que sejam luzeiros no firmamento do céu para ilumiar a terra. E assim se fez". (Gn 1,14-15).
    Maria Andreacci - Catequista de Toledo

    ResponderExcluir
  6. "Existe alguma coisa impossível para o Senhor?" (Gn 18,14).
    Roselei

    ResponderExcluir
  7. Valéria disse...
    "Esaú disse a seu pai: 'Então tens aó uma bençao, meu pai? Abençoa-me também, meu pai!' E pôs-se a chorar."
    (Gn 27,38)

    28 de Março de 2009 19:38

    ResponderExcluir
  8. "E, cheio de pavor, ajuntou: 'Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui a porta do céu.'"
    (Gn 28,17)

    ResponderExcluir
  9. "Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi" (Gn 28, 15)

    Sou amiga da Valéria e através dela conheci o projeto e quero participar.

    ResponderExcluir
  10. "Assim, Jacó serviu por Raquel sete anos, que lhe pareceram dias, tão grande era o amor que lhe tinha."
    (Gn 29,20)

    ResponderExcluir
  11. "Concebeu ainda e deu à luz a um filho. E disse: 'Desta vez, louvarei ao Senhor.' E chamou-o Judá. Depois cessou de ter filhos."

    (Gn 29, 35)

    ResponderExcluir
  12. "Que Deus te dê o orvalho do céu e as gorduras da terra, trigo e vinho em abundância!"
    (Gn 27, 28)
    Maria Andreacci - Catequista de toledo

    ResponderExcluir
  13. "Tinhas pouca coisa, antes de minha chegada, e tudo aumentou depois. O senhor abençoou-te a cada um dos meus passos. Agora quanto a mim, quando trabalharei eu para minha casa?"
    (Gn 30,30)

    ResponderExcluir
  14. "tinhas pouca coisa, antes de minha chegada, e tudo aumentou depois. O Senhor abençoou-te a cada um dos meus passos. Agora, quanto a mim, quando trabalharei eu para minha casa?"

    (Gn 30, 30)

    ResponderExcluir
  15. "Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Deus terrível de Isaac não se tivesse posto ao meu lado, tu me terias hoje despedido com as mãos vazias. Deus viu minhas penas e meus trabalhos, e na ultima noite ele pronunciou-se."
    (Gn 31,42)

    ResponderExcluir
  16. "O Senhor disse a Jacó: 'Volta para a terra de teus pais, para a tua parentela e eu estarei contigo'"
    (Gn 31,3)

    ResponderExcluir
  17. "Jacó chamou aquele lugar Fanuel: 'porque, disse ele, eu vi a Deus face a face, e conservei a vida.'"
    (Gn 32,30)

    ResponderExcluir
  18. "Entretanto vós me dissestes : eu te beneficiarei e tornarei tua posteridade inumerável como os grãos de areia do mar"

    (Gn 32, 12)

    ResponderExcluir
  19. "Mas Esaú correu-lhe ao encontro e beijou-o; e puseram-se a chorar."
    (Gn 33,4)

    ResponderExcluir
  20. "Deus me fez feliz, e todos os que souberem disso, vão sorrir comigo"
    (Gn 21,6)

    Alegrai-vos sempre com as maravilhas que Deus faz em vossas vidas.

    ResponderExcluir
  21. "Eles responderam: 'POrventura,devíamos deixar tratar nossa irmã como uma prostituta?'"
    (Gn 34,31)

    ResponderExcluir
  22. "Vamos subir a Betel onde levantarei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha afliçao, e que esteve comigo durante esta viagem."
    (Gn 35,3)

    ResponderExcluir
  23. "Não te largarei, se não me abençoares".
    (Gn32,27b)
    Maravilhoso, eu também quero está convicção.
    Sueli

    ResponderExcluir
  24. Assim Esaú,estabeleceu-se na montanha de Seir.Esaú é Edom.

    ResponderExcluir
  25. Assim Esaú estabeleceu-se na montanha de Seir. Esaú é Edom.

    ResponderExcluir
  26. "Deus apareceu ainda a Jacó, vindo de Padã-Aram, e o abençoou." (Gn 35,9)
    Maria Andreacci - Catequista de Toledo

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. "Seus bens era com efeito numerosos demais para que pudessem morar juntos, e a terra em habitavam não lhes bastava, por causa dos seus muitos rebanhos."
    (Gn 36,7)

    ResponderExcluir
  29. "Seus irmãos disseram-lhe: 'Quererias, porventura, reinar sobre nós e tornar-te nosso Senhor?' E odiaram-no mais por causa de seus sonhos e de suas palavras."
    (Gn 37,8)

    ResponderExcluir
  30. "Judá reconhecendo-a exclamou: 'Ela é mais justa do que eu; pois que não a dei ao meu filho Sela.' E não a conheceu mais."
    (Gn 38,26)

    ResponderExcluir
  31. "O chefe da prisão não fiscalizava nada do que fazia José, porque o Senhor estava com ele e fazi-lhe prosperar tudo o que empreendia."
    (Gn 39,23)

    ResponderExcluir
  32. "Que o Deus todo-poderoso vos faça ganhar os favores desse homem, a fim de que ele deixe voltar vosso irmão, juntamente com Benjamim. Quanto a mim, se devo ser privado de meus filhos, paciência, que eu seja privado deles!"
    (Gn 43,14)

    ResponderExcluir
  33. "E retirou-se precipitadamente, porque suas entranhas se tinham comovido por causa de seu irmão, e tinha vontade de chorar; entrou em seu quarto e deu livre curso às lágrimas."

    (Gn 43, 30)

    ResponderExcluir
  34. "Como poderia eu me apresentar diante de meu pai, se o menino não for comigo? Oh, eu nao poderia suportar a dor que sobreviria a meu pai!"
    (Gn 44,34)

    ResponderExcluir
  35. "Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou diante de vós."
    (Gn 45,5)

    ResponderExcluir
  36. "O senhor disse: 'Eu vi a afliçao de meu povo que está no Egito, e ouvi os clamores por causa dos seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.'"
    (Exo 3,7)

    ResponderExcluir
  37. "Disse Deus a Moisés:'eu sou aquele que é' disse mais: "assim dirás aos israelitas:'EU SOU me enviou até vós".(Exo 3,14)

    ResponderExcluir
  38. " EU SOU AQUELE QUE SOU "... É JAVÉ, o Deus de vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração..

    Ex 3, 14-15

    ResponderExcluir
  39. È o meu nome para sempre, e é assim que me invocarão de geração em geração.

    ResponderExcluir
  40. LUCINHA DISSE:
    "Não maltratarás o estrangeiro e não o oprimirá.Porque fôstes estrangeiros no Egito" Ex22,21
    não faças a teu irmão, o que não gostarias que a ti fizessem...

    ResponderExcluir
  41. Afaste-se da acusação falsa: não faça morrer o inocente e o justo, nem absolva o culpado.

    ResponderExcluir
  42. Finalmente consegui postar um comentário!!!

    "Faremos tudo o que o Senhor nos disse!" (Ex 24,3)

    ResponderExcluir
  43. E Jacó obedecera seu pai e sua mãe e partira para Padã-Aram (Ex 28,7)

    ResponderExcluir
  44. Depois que os tiveres consagrado [com o óleo], eles tornar-se-ão objetos santíssimos, e tudo o que os tocar será consagrado. Ex 30, 29.

    Depois de realizado o rito e sacramentos, nos divinizamos. Felipe

    ResponderExcluir
  45. E falarás aos israelitas, dizendo: Isto será para vóz e para as vossas gerações um óleo de unção sagrada

    ResponderExcluir
  46. Beseleel, filho de Uri filho de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que Yahweh havia ordenado a Moisés (Ex 38,22).
    A confiança no verdadeiro pastor faz da obra uma perfeita oferenda.

    ResponderExcluir
  47. lorena de oliveira disse .Depois fizeram a flor o sinal da santa consagração, de ouro puro e nela gravaram como num selo: Consagração a Iahweh

    ResponderExcluir
  48. Fala aos israelitas; tu lhes dirás: Quando um de vós apresentar uma oferenda a Iahweh, podereis fazer essa oferenda com animal grande ou pequeno (Lv1,2)

    ResponderExcluir
  49. O sacerdote terá feito assim o rito de espiação diante de Iahweh, sobre aquele que se purifica. Essa é alei referente ao leproso que não tem o recurso devido à sua purificação (Lv14,32)

    ResponderExcluir
  50. Acaso existe algo de maravilhoso para Iahweh?

    ResponderExcluir
  51. Mas se não me escutardes e não guardardes os meus mandamentos, se desprezardes os meus preceitos e vossa alma aborrecer as minhas leis, de sorte que não pratiqueis todos os meus mandamentos e violeis a minha aliança, eis como vos hei de tratar: Voltarei minha face contra vóz(LV 26,14-15.17)

    ResponderExcluir
  52. Iahweh falou a Moisés, no deserto do Sinai, no segundo ano da saída do Egito, no primeiro mes e disse:Celebrem os israelitas a Páscoa, no tempo determinado (Nm 9,1-2)

    ResponderExcluir
  53. Senhor, Vós sois meu Deus;
    exaltar-vos-ei e celebrarei Vosso nome,
    porque executastes maravilhosos desígnios,
    concebidos, de há muito, com firme constância.
    (Sl.25, 1)

    ResponderExcluir
  54. A jumentea de Balaão - A sua partida excitou a ira de Iahweh e o anjo de Iahweh se ecolocou na estrada, para barrar-lhe a passagem.Ele montava a sua jumenta,e os seu dois servos o acompanhavam (Num 22,22)

    ResponderExcluir
  55. Tal como a chuva e a neve caem do céu
    e para lá não volvem sem ter regado a terra,
    sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas,
    sem dar o grão a semear e o pão a comer,
    assim acontece à palavra que minha boca profere:
    não volta sem ter produzido seu efeito,
    sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão. (Is 55, 10-11)

    ResponderExcluir
  56. Não irás com ele, e não amaldiçoaras esse povo, porque é bendito

    ResponderExcluir
  57. "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens"(Mt 5,13).
    O sal cumpre o seu papel ao se misturar, ao salgar...como uma comunidade que se mistura e se une para que o projeto de Deus se complete em partilha e o que faz nascer e crescer a "esperança". O ser o "sal da terra" fomenta o desejo de um povo, que mesmo oprimido...vêem destruir seus jardins e flores, mas não perdem a esperança de que sempre a primavera há de vir em prol dos anseios da humanidade!!!!

    ResponderExcluir
  58. "Porque para mim o viver é CRISTO e o morrer é lucro" (Fl 1, 21).

    ResponderExcluir
  59. Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o SENHOR teu Deus te dá para ali habitar:

    ResponderExcluir
  60. "Não farás curvar a justiça, e não farás distinção de pessoas; não aceitarás presentes, porque os presentes cegam os olhos do sábio e destroem a causa dos justos. Deves procurar unicamente a justiça, para que vivas e possuas a terra que te dá o Senhor, teu Deus." (Dt 16, 19-20)

    ResponderExcluir
  61. "O amor de Cristo nos constrange, considerando que, se um só morreu por todos, logo todos morreram. Sim, Ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu".(II Cor 5, 14-15)

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. "O Senhor julga o mundo com justiça; julga os povos com equidade. O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia. Em Ti confiam os que conhecem o Teu nome; porque Tu, Senhor, não abandonas aqueles que Te buscam" (Sl 9, 9,10,11).

    ResponderExcluir
  64. "Ela fez o que pode: embalsamou-me antecipadamente o corpo para a sepultura. Em verdade Vos digo: onde quer que for pregado em todo o mundo o Evangelho, será contado para sua memória o que ela fez" (Mc 14, 8-9).
    - reflexão:"quando trilhamos a estrada da Fé devemos ter em mente que tudo vem a seu tempo e que nossas experiências são progressivas diante de DEUS. Como na construção de um edifício, começamos por baixo, com um alicerce sólido, na rocha que é CRISTO. Aos poucos, os tijolos da adoração, oração, leitura da Palavra e participação ativa na obra do Senhor, começarão a formar um lugar aprazível para a morada do SENHOR em nosso coração e no coração de cada um da comunidade".

    ResponderExcluir
  65. "Quando falares, näo digas de ninguem ausente se näo o bem"
    (Santo Antonio)

    ResponderExcluir
  66. "Sede imitadores de Deus, como filhos amados"
    (Ef.5,1).

    ResponderExcluir
  67. "Estende a mäo ao pobre, para que recebas em dobro da mäo de Jesus Cristo"
    (Santo Antonio)

    ResponderExcluir
  68. Deus ouviu essa oraçã, e o anjo de Deus veio de novo visitar a mulher, quando esta se achava no campo; Manué seu marido não estava com ela (Jz13,9)

    ResponderExcluir
  69. "O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!" (Rm 15, 13).

    ResponderExcluir
  70. "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem e onde os ladrões minam e roubam; mas ajunteis para vós tesouros no Céu, onde nem a traça, nem a ferrugem os consomem" (Mt 6,16-20).

    "TOME MUITO CUIDADO AO ESCOLHER OS VALORES DE SUA VIDA"!

    ResponderExcluir
  71. Deus disse se andares em meu caminho e observares os meus preceitos e mandamentos como fez Davi, teu pai,prolongarei tua vida.

    ResponderExcluir
  72. Como Moisés orava ao Senhor e o fogo descia do céu e se consumia os sacrifícios assim também Salomão orou

    ResponderExcluir
  73. "Quem ouve com atenção a PALAVRA, encontra a felicidade" (Pr 16,20)

    ResponderExcluir
  74. a leitura oranta da bíblia é uma escada que nos leva ao céu...
    Conforme Efésios 1,4: "Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo pra sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos".
    Ou seja, Santidade é igual a sermos puros, igual a termos a identidade de Deus. E isso conseguimos através de Jesus que nos purifica. Ele é nosso filtro.

    ResponderExcluir

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA



LEITURA: O que diz o texto?

MEDITAÇÃO: O que diz o texto para mim e para nós?

ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus?

CONTEMPLAÇÃO: O que eu digo de Deus aos meus irmãos?



1º. Leitura: conhecer, respeitar e situar

1.1. Literário

 Quem são os personagens

 Onde acontece o fato

 Por que o fato aconteceu

 Quando?

 Como?

 Como o texto se situa dentro do contexto literário de que faz parte?



1.2. Histórico

Analisar os conflitos que estão na origem do texto e o contexto em que surgiu o texto, nas dimensões:

 Econômica

 Social

 Política

 Afetiva



1.3. Teológico

 O que Deus tinha a dizer ao povo naquela situação histórica?

 O que Deus significava para aquele povo?

 Como Deus se revelava?



2º. Meditação: ruminar, dialogar e atualizar

 O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa de hoje?

 Quais os conflitos de ontem que existem hoje?

 Quais dentre eles são diferentes?

 O que a mensagem do texto diz para a nossa situação?

 O que o texto quer fazer crescer em nós?

 O que o texto diz para nós?





3º. Oração: suplicar, louvar e recitar

Falar com Deus

“Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38



4º. Contemplação: enxergar, saborear e agir

Deixar Deus falar.

“Conhecia-te só de ouvido, mas agora meus olhos te viram.” Jó 42,4