LEITURA DOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS DO PROJETO




Leitura do mês de OUTUBRO

Dia 1: Ap 4
Dia 2: Ap 5
Dia 3: Ap 6
Dia 4: Ap 7
Dia 5: Ap 8
Dia 6: Ap 9
Dia 7: Ap 10
Dia 8: Ap 11
Dia 9: Ap 12
Dia 10: Ap 13
Dia 11: Ap 14
Dia 12: Ap 15
Dia 13: Ap 16
Dia 14: Ap 17
Dia 15: Ap 18
Dia 16: Ap 19
Dia 17: Ap 20
Dia 18: Ap 21
Dia 19: Ap 22





quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROVÉRBIOS

Nome: Provérbios vem da palavra hebraica meschalim que significa sentenças, máximas ou normas.

Sigla: Pr

Data: redação final 300 aC., aproximadamente, mas o núcleo original data dos anos 1000 aC.

Autor: vários sábios antigos, destacando Salomão, Agur e Lamuel.

Capítulos: 31

Conteúdo: várias coleções didáticas, que partem dos valores religiosos para passar ensinamento de educação social.

Gênero: poético, em hebraico mashal, que inclui parábolas, metáforas, charadas e ditados populares (=provérbios).


ECLESIASTES

Nome: Eclesiastes, no hebraico Coélet, significa "o homem que fala na assembléia, o orador ou o pregador".

Sigla: Ecl

Data: 250 aC.

Autor: anônimo

Capítulos: 12

Conteúdo: poema sobre o tempo, a juventude e a velhice. Tema central: precariedade das ocupações humanas. Seu pensamento assemelha-se ao de Jó. Ambos não tinham a noção da vida póstuma consciente (cf. 3,19s).

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LEITURA ORANTE DA BÍBLIA



LEITURA: O que diz o texto?

MEDITAÇÃO: O que diz o texto para mim e para nós?

ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus?

CONTEMPLAÇÃO: O que eu digo de Deus aos meus irmãos?



1º. Leitura: conhecer, respeitar e situar

1.1. Literário

 Quem são os personagens

 Onde acontece o fato

 Por que o fato aconteceu

 Quando?

 Como?

 Como o texto se situa dentro do contexto literário de que faz parte?



1.2. Histórico

Analisar os conflitos que estão na origem do texto e o contexto em que surgiu o texto, nas dimensões:

 Econômica

 Social

 Política

 Afetiva



1.3. Teológico

 O que Deus tinha a dizer ao povo naquela situação histórica?

 O que Deus significava para aquele povo?

 Como Deus se revelava?



2º. Meditação: ruminar, dialogar e atualizar

 O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa de hoje?

 Quais os conflitos de ontem que existem hoje?

 Quais dentre eles são diferentes?

 O que a mensagem do texto diz para a nossa situação?

 O que o texto quer fazer crescer em nós?

 O que o texto diz para nós?





3º. Oração: suplicar, louvar e recitar

Falar com Deus

“Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38



4º. Contemplação: enxergar, saborear e agir

Deixar Deus falar.

“Conhecia-te só de ouvido, mas agora meus olhos te viram.” Jó 42,4