PROVÉRBIOS
Nome: Provérbios vem da palavra hebraica meschalim que significa sentenças, máximas ou normas.
Sigla: Pr
Data: redação final 300 aC., aproximadamente, mas o núcleo original data dos anos 1000 aC.
Autor: vários sábios antigos, destacando Salomão, Agur e Lamuel.
Capítulos: 31
Conteúdo: várias coleções didáticas, que partem dos valores religiosos para passar ensinamento de educação social.
Gênero: poético, em hebraico mashal, que inclui parábolas, metáforas, charadas e ditados populares (=provérbios).
ECLESIASTES
Nome: Eclesiastes, no hebraico Coélet, significa "o homem que fala na assembléia, o orador ou o pregador".
Sigla: Ecl
Data: 250 aC.
Autor: anônimo
Capítulos: 12
Conteúdo: poema sobre o tempo, a juventude e a velhice. Tema central: precariedade das ocupações humanas. Seu pensamento assemelha-se ao de Jó. Ambos não tinham a noção da vida póstuma consciente (cf. 3,19s).
Leia a Bíblia todos os dias. Um projeto em conjunto com a Famipar.
LEITURA DOS ÚLTIMOS CAPÍTULOS DO PROJETO
Leitura do mês de OUTUBRO
Dia 1: Ap 4
Dia 2: Ap 5
Dia 3: Ap 6
Dia 4: Ap 7
Dia 5: Ap 8
Dia 6: Ap 9
Dia 7: Ap 10
Dia 8: Ap 11
Dia 9: Ap 12
Dia 10: Ap 13
Dia 11: Ap 14
Dia 12: Ap 15
Dia 13: Ap 16
Dia 14: Ap 17
Dia 15: Ap 18
Dia 16: Ap 19
Dia 17: Ap 20
Dia 18: Ap 21
Dia 19: Ap 22
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
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LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
LEITURA: O que diz o texto?
MEDITAÇÃO: O que diz o texto para mim e para nós?
ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus?
CONTEMPLAÇÃO: O que eu digo de Deus aos meus irmãos?
1º. Leitura: conhecer, respeitar e situar
1.1. Literário
Quem são os personagens
Onde acontece o fato
Por que o fato aconteceu
Quando?
Como?
Como o texto se situa dentro do contexto literário de que faz parte?
1.2. Histórico
Analisar os conflitos que estão na origem do texto e o contexto em que surgiu o texto, nas dimensões:
Econômica
Social
Política
Afetiva
1.3. Teológico
O que Deus tinha a dizer ao povo naquela situação histórica?
O que Deus significava para aquele povo?
Como Deus se revelava?
2º. Meditação: ruminar, dialogar e atualizar
O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa de hoje?
Quais os conflitos de ontem que existem hoje?
Quais dentre eles são diferentes?
O que a mensagem do texto diz para a nossa situação?
O que o texto quer fazer crescer em nós?
O que o texto diz para nós?
3º. Oração: suplicar, louvar e recitar
Falar com Deus
“Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38
4º. Contemplação: enxergar, saborear e agir
Deixar Deus falar.
“Conhecia-te só de ouvido, mas agora meus olhos te viram.” Jó 42,4
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